quarta-feira, 6 de outubro de 2010

BOMBOM PASSO A PASSO PARA PADRINHOS

Bom este post é pq estou querendo fazer bombons pra dar aos meu padrinhos e madrinhas e achei interessante compartilhar com vcs espero que gostem nao li o artigo todo, e aqui tem só um pedaço eu peguei do site :
http://www.juliano.com.br/artigos/diversos/cursodechocolate/curso%20de%20chocolate%20bombons.html

bjuss e boa leitura...


BOMBONS MACIÇOS

Com o chocolate já resfriado, encher todos os buraquinhos da forma e bater contra a mesa para tirar as bolhas de ar. Limpar o excesso de chocolate com uma espátula. Levar à geladeira por, no máximo, 15 minutos de boca para cima. Após esse tempo eles devem estar descolados do fundo da forma. Desenformar como o ovo, batendo a forma na diagonal sobre a mesa.
Colocar os bombons sobre um papel manteiga e deixar descansar por, no mínimo 10 e no máximo 24 horas, antes de embrulhar no papel chumbo.
Se desejar alterar o sabor do chocolate pode-se acrescentar essência de diversos sabores (menta, cereja, etc.) ao chocolate ainda quente (antes de resfriar e temperar). Para isso deve-se acrescentar 10 gotas de essência para cada 100 gramas de chocolate ou ainda, uma colher de sopa de uma bebida (rum, conhaque, licor, etc.).
Para fazer bombons crocantes pode-se usar o “crocante” preparado (como ensinado no ovo crocante) ou flocos de arroz. Para o bombom, misturar 1 colher de sopa para cada 100 gr. de chocolate já resfriado.
O bombom maciço dura até 8 meses e o crocante até 6 meses.

BOMBONS RECHEADOS
Para fazer bombons recheados deve-se fazer camadas como para os ovos de páscoa. Fazer sempre 2 camadas. Pode-se colocar vários tipos de recheio como : brigadeiro, beijinho, doce de leite, gotas de licor, fondant, etc.

O recheio mais comum é à base de fondant. Esses recheios podem ser feitos com bebidas, sucos concentrados, essências ou geléias. Para isso, misturar para cada 100 gr. de fondant, 1 colher de sopa de bebida (rum, conhaque, licor, etc.), ou 10 gotas de essência, ou 1 colher de suco concentrado de frutas, ou 1 colher de sopa de geléia. Acima de 100 gr. de fondant, bater a mistura na batedeira.
Um bom exemplo é o bombom recheado de cereja que é muito procurado. Para fazê-lo, misturar ao fondant conhaque com essência de cereja ou licor cherry brandy e colocar um pedaço de cereja em cada bombom.
Se o recheio for somente a mistura de fondant (sem pedaços de fruta), colocar o suficiente para sobrar somente espaço para colocar o chocolate para cobrir. Caso contrário, colocar a mistura até o meio do bombom, colocar o pedaço de fruta e cobrir com o chocolate. Se a mistura levar bebida de qualquer tipo, somente limpar com a espátula o excesso de chocolate sem bater a forma. Caso contrário, cobrir com o chocolate, bater para tirar o ar e retirar o excesso de chocolate. Levar à geladeira por 13 minutos (já ficou 2 minutos para formar a casca) e depois desenformar como o bombom simples.
Nos bombons recheados com algum tipo de bebida esta, após 10 dias de preparo, ficará separada do fondant formando um recheio líquido.
Os bombons recheados de fondant têm validade de 4 meses, os que levam leite condensado (brigadeiro, doce de leite, etc.)  2 meses e os que levam côco apenas 1 mês (utilizar sempre côco de pacote (seco), nunca o fresco).


RECEITAS DE RECHEIOS

Bombom Sensação

Misturar para 100g de fondant, ½ colher de sopa de rum, 5 gotas de essência de cereja e 1 gota de anilina para colorir. Desse modo o recheio não separará e ficará cremoso.

Bombom de Nozes

Misturar 1 lata de leite condensado, 1 xícara de nozes picadas e 2 colheres de licor de menta.

Bombom de Gergelim

Fazer um caramelo com 1 xícara de açúcar. Acrescente 1 xícara de gergelim torrado e 1 xícara de leite mexendo até o caramelo dissolver totalmente. À parte, misture bem 1 gema, 1 colher de manteiga e 1 colher de farinha de trigo. Abaixe o fogo e acrescente esta mistura ao creme de gergelim mexendo por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar.

Bombom Mousse

Derreta em banho-maria 150g de chocolate meio amargo, mexendo com uma espátula. Na batedeira, bata 3 claras em neve e reserve. Numa outra tigela, bata as gemas e, sem parar de bater, despeje o chocolate em fio. Retire a tigela da batedeira e misture delicadamente as claras batidas. Leve a mousse à geladeira por cerca de 4 horas, para ficar firme. Devido à composição da mousse, estes bombons só se conservam por 3 dias.

Bombom de Maçã

Leve ao fogo baixo, numa panela média, 3 maçãs médias descascadas e picadas, 3 colheres de açúcar e 2 pauzinhos de canela, mexendo até que as maçãs cozinhem. Passe a mistura pela peneira para formar um purê. Deixe esfriar. Devido o recheio de maçã ser bastante úmido, estes bombons devem ser servidos em período não superior a 2 dias, para não sofrer alterações.


9. BOMBONS BANHADOS

            Existem vários tipos de bombons banhados : recheios consistentes e que podem ser “enrolados” (modelados), frutas inteiras ou em pedaços, biscoitos, bolos, etc.
            Depois de resfriar e temperar o chocolate, usando o garfinho próprio, mergulhe o recheio no chocolate até obter uma cobertura uniforme. Retire e dê umas batidinhas na lateral da vasilha para escorrer o excesso. Coloque o bombom sobre uma superfície forrada com alumínio. Pode-se levar na geladeira por, mais ou menos, 2 minutos. Se for decorar com frutas, fazer isso antes de levar à geladeira. Se for decorar com chocolate, esperar secar bem. Depois de totalmente secos, apare as rebarbas e embrulhe no papel chumbo, ou coloque em forminhas especiais.



RECEITAS DE RECHEIOS

Bombom Tipo Lollo

Comece colocando 100g de passas sem sementes de molho em 1 xícara de rum e reserve. Misture 1 lata de leite condensado, 200g de chocolate em pó, 400g de leite em pó. Mexa bem até que solte das mãos. Abra essa massa com o rolo na espessura de um dedo, coloque as passas escorridas e dobre. Corte a cada 10 cm, feche as extremidades e banhe no chocolate.

Bombom de Coco

Leve ao fogo 1 lata de leite condensado, 100g de coco ralado (seco) e 4 gemas. Cozinhe até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque 6 gotas de essência de amêndoa, misture bem, deixe esfriar, faça bolinhas passando pelo açúcar comum. Reserve por 2 horas. Em seguida, pode banhar no chocolate.

Bombom Happy End

Leve ao banho-maria, 250g de chocolate branco e 6 colheres de creme de leite fresco, mexendo até derreter totalmente. Retire do fogo e acrescente 1 xícara de nozes picadas,  ½ xícara de biscoito maisena esmigalhado e 1 xícara (café) de licor de menta.  Leve a geladeira por 1 hora para adquirir consistência. Corte 2 pedaços de papel alumínio de 30X30 e despeje sobre cada um deles metade da massa. Enrole como salaminho e leve à geladeira por cerca de 3 horas. A seguir, desembrulhe o salaminho, corte em fatias de cerca de 0,5 cm e deixe tomar a temperatura ambiente. Banhe cada um no chocolate ao leite.

Bombom Nougat

Corte em pedaços pequenos (tamanho de bombom) 3 torrones de amendoim, amêndoas ou frutas cristalizadas. Banhe em chocolate ao leite.

Bombom de Damasco e Amêndoas

Deixe de molho, 1 xícara (150g) de damascos secos em água suficiente para cobri-los. No dia seguinte, leve tudo ao fogo com 3 colheres de açúcar até virar purê. Se precisar passe pela peneira para desmanchar e amasse tudo até ficar um recheio bem ligado. Junte as amêndoas, faça bolinhas e banhe no chocolate meio amargo.

Frutas banhadas

Pode-se banhar as frutas diretamente no chocolate, ou ainda, envolvê-las em massa de marzipã antes de banhar.

10. BOMBONS ESPECIAIS – RECEITAS

BOMBOM GELADO DE MENTA

Este é um bombom recheado. Para isso, faça a casca com 2 camadas. Recheie com sorvete de menta, cubra com chocolate e leve ao freezer até endurecer bem. Desenforme e mantenha no freezer até a hora de servir.

BOMBOM BEIJO

Misto de moldado e banhado, este bombom casa dois tipos de chocolate com o sabor nobre da avelã. Numa panela média, leve ao fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga e ½ xícara de avelã (torrada, sem pele e picada), mexendo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte 5 colheres de creme de leite fresco. Despeje num prato untado com manteiga e reserve. Faça a casca do bombom (com chocolate ao leite) com 2 camadas, recheie, cubra e leve à geladeira para endurecer. Desenforme. Para decorar, pegue uma avelã inteira e “cole” com um pouco de chocolate meio amargo no topo do bombom. Depois disso, banhe tudo (bombom e avelã que foi colada) no chocolate meio amargo. Coloque sobre o papel alumínio e deixe secar. Se o dia estiver muito quente, leve na geladeira para endurecer.

BOMBOM CHERRY

Mexa bem, numa panela média, 40 cerejas ao maraschino escorridas, 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até formar uma calda em ponto de fio fraco (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e acrescente o rum. Deixe esfriar. Faça a casca do bombom com 2 camadas de chocolate meio amargo. Recheie cada bombom com uma cereja e um pouco de calda, deixando um pequeno espaço até a superfície, para que o chocolate, ao ser espalhado para formar a base do bombom, não se misture com a calda. Leve à geladeira para endurecer, desenforme e embrulhe em papel chumbo.

DAN-TOP

Esse tipo de bombom é recheado de marshmellow. Esse produto pode ser feito em casa, como explica a receita abaixo dando ao bombom uma validade de 15 dias, ou comprado pronto (de preferência da marca Marvi) dando ao bombom a validade de 3 meses.
Marshmellow : Bater 3 claras em neve até ficarem bem firmes. Sempre sem parar de bater, adicionar lentamente 1/3 de xícara de açúcar. Depois adicionar 1 pitada de sal, 1 xícara de Karo e algumas gotas de essência de baunilha. Bater até que a mistura torne-se um creme firme. Reservar.
Na forma própria fazer a casca do bombom com 2 camadas de chocolate, rechear com o marshmellow, cobrir com um pedaço de folha de waffer para que o chocolate não entre em contato com o marshmellow, cobrir com chocolate, bater para tirar o ar, limpar o excesso com a espátula e levar à geladeira para endurecer. Desenformar como os bombons comuns.


11. EMBRULHANDO OS BOMBONS

            Após o tempo de secagem dos bombons, eles precisam ser embrulhados. Para isso, apóie o bombom sobre uma superfície plana, posicione o papel chumbo e alise o papel, “enrugando-o” em volta do bombom. Com o bombom de cabeça para baixo, dobre as pontas do papel, tomando cuidado para que não rasgue ou dobre para o avesso, mostrando o lado prateado.


Alise cuidadosamente o papel chumbo com a ajuda de um guardanapo de papel. Dessa forma, você garante que o chocolate não derreta ao friccionar o papel chumbo. Gire o bombom sobre a mesa para igualar a sua base.

12. TRUFAS

            A trufa original, criada na França, tem somente uma receita de massa (a descrita abaixo), porém muitas pessoas já fizeram modificações e adaptações a essa receita e continuam chamando de “trufas” devido ao status desta.
Receita :         1 lata de creme de leite s/ soro
                        400 gr.  de chocolate ao leite
                        250 gr. de chocolate meio amargo
                        1 colher de mel
                        1 cálice de conhaque (+- 30 ml.)
Colocar a panela de banho-maria no fogo. Quando a água ferver, colocar na panela de cima o creme de leite e o mel mexendo bem até ficar líquido. Tirar a panela de cima, acrescentar  o chocolate picado e voltar ao fogo. Quando o chocolate começar a derreter, desligar o fogo e mexer bem até ficar uma massa homogênea. Tirar do vapor e misturar o conhaque.
            Se quiser adicionar frutas secas, colocar após a bebida ser incorporada. No caso de frutas em calda, escorrer bem e adicionar à massa somente quando esta estiver fria.
            Colocar a massa em uma tigela tampada e após esfriar levar à geladeira por no mínimo 24 horas antes de banhar no chocolate.

 Para moldas as trufas, utilize duas colheres para dar um formato arredondado. Banhe a bolinha no chocolate e retire com o garfinho. Não bata o garfinho para não deformar a trufa, deixe somente escorrer o excesso de chocolate. Após o banho de chocolate as trufas não voltam para a geladeira e podem secar normalmente ou serem polvilhadas (ou passadas) com chocolate em pó ou cacau em pó quando o banho ainda estiver mole.
        

Existem algumas variações de bebidas e frutas para a massa da trufas. Elas são :
·        Conhaque com damasco
·        Whisky com nozes ou pêssego em calda
·        Cherry brandy com cerejas
·        Amareto com amêndoas ou avelãs
·        Vinho do Porto com frutas cristalizadas
·        Rum com passas ou ameixas
·        Licor de Menta
·        Licor de Anis
·        Licor de Laranja (Cointreau, Grandmarnier)
·        Café (1 colh. de sopa rasa de Nescafé dissolvida no conhaque ou amareto)
As trufas têm validade de 4 meses.


4 comentários:

  1. Amei estas receitas de Bombons! Vou experimentar algumas delas.
    Obrigada por todas estas receitas ;) o blog está o máximo ;)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou... E obrigada...infelizmente eu dei uma abandonada ao site em razão dos meus estudos... mas ontem apresentei meu tcc graças a deuss... agora vou procurar novos posts e ideias e vou retornar a todo vapor... bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o seu TCC tenho corrido bem ;) Muitos Parabéns!!!! Espero que retome logo porque amei o seu Blog ;.

      Beijão

      Excluir
    2. Opa...graças a deus foi maravilhoso, fomos elogiados e parabenizados por tamanha dedicação e entrega ao projeto...felicidade esta pulsando...rsrs...valeu mto a pena cada correria...e mto obrigada...pode ter certeza que retorno este final de semana ja quero fazer postagens rsrsrs...

      Excluir

Siga-me por e-mail

PESQUISAR NESTE BLOG

Carregando...

CREDITOS

BOM COMO SEMPRE DIGO AS FOTOS POSTADAS NESTE SITE SAO RETIRADAS DA INTERNET, AS VEZES NAO DECUBRO A ORIGEM DELAS, CASO VC RECONHEÇA ALGUMAS DELAS POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO E DEIXAREI OS DEVIDOS CREDITOS...

OBRIGADA